Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TJDFT e o chamado rolezinho

Tumulto centro comercial

há 8 anos

Decisao TJDFT

A juíza da 2ª Vara Cível de Taguatinga proferiu decisão determinando aos organizadores dos movimentos "Encontro Sábado 30/04" e "Encontro do Crush 3ª Edição" a abstenção da prática de qualquer ato de turbação ou esbulho (expoliação) nas áreas interna e externa do Taguatinga Shopping nos dias 30/4 e 7/5. A decisão foi proferida em ação movida pelos proprietários do centro comercial, ante notícia da realização de eventos conhecidos como "rolezinho" nas datas mencionadas.

Os autores contam que tomaram conhecimento de que, por meio de rede social, alguns jovens estariam organizando encontros popularmente chamados de "rolezinho" nas dependências do referido estabelecimento comercial para os dias 30/4 e 7/5. Mencionam que câmeras do shopping-autor flagraram diversos ilícitos praticados pelos participantes desses encontros em outros eventos, inclusive em suas próprias dependências, e afirmam que, em outros shoppings que sediaram tais encontros, foram realizados atos de vandalismo e algazarra, causando enorme prejuízo para lojistas e frequentadores. Diante disso, ingressaram com pedido de tutela provisória de urgência para obstar a realização dos encontros iminentes.

Ao decidir, a julgadora destaca que "o direito de reunião, amparado constitucionalmente, não pode ser exercido de forma ilimitada, confrontando outros direitos igualmente protegidos. Certo é que os shopping centers são locais privados, destinados às compras, lazer e alimentação. Não são destinados a manifestações de qualquer ordem que possam restringir suas finalidades precípuas. Frise-se que não se trata de impedir o direito de ir e vir ou de reunião, mas de adequá-los à forma e lugar onde outros direitos também não se sintam ameaçados".

A magistrada registra, ainda: "No caso, resta evidente que a realização de um evento deste porte (com aproximadamente 700 adolescentes confirmados), nos dois sábados que antecedem a data festiva mais importante para o comércio (Dia das Mães), afronta, e muito, princípios da ordem econômica e financeira, tais como os da livre concorrência e da defesa do consumidor (Constituição Federal de 1988, art. 170). Não se pode esquecer, ainda, o período de grave crise econômico-financeira que o país enfrenta".

  • Publicações11
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-e-o-chamado-rolezinho/332522600

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)